Tagarelar

Os blogs servem para que os amigos ou apenas os visitantes possam trocar ideias, pensamentos e desejos...
Eu espero tagarelar muito com os meus amigos:)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A televisão em Portugal...

Hoje decidi falar da televisão em Portugal, que na minha opinião está cada vez com menos qualidade...
Vou apenas comentar a programação da manhã e da noite porque à tarde não vejo TV.
De manhã os três canais têm talk shows, não me parece má ideia pois o seu público alvo, que são as pessoas mais velhas, identificam-se com este tipo de programas, o que eu acho é que podiam fazer algumas alterações de vez em quando, colocar novas rubricas... mas não, no canal 1 por ex., a praça da alegria já está no ar há pelo menos uns 10 anos e sempre sem grandes mudanças... podiam aproveitar e ter sempre convidados interessantes que abordassem temas actuais e que ao mesmo tempo dessem conselhos úteis aos espectadores.
À noite já não se aproveita quase nada... tirando o telejornal o que é que nos resta? Boa pergunta não é?
No canal 1 temos o programa do Malato, gosto mas mais uma vez já passa há demasiado tempo...ás vezes já falta paciência para o ver até ao fim, temos também o "prós e contras" que dependendo do tema é muito interessante.
Na TVI e na SIC temos novelas... ora uma novela de vez em quando tudo bem mas 5 ao mesmo tempo... não seria melhor apostarem mais na qualidade do que na quantidade... Além disso estas últimas novelas de ambos os canais são verdadeiros empurrões à depressão...LOL
Outro aspecto que tenho notado, este na SIC, é que não é um canal consistente, se os espectadores tiverem com atenção, os programas e os seus respectivos horários variam de semana pra semana... eles nem sequer dão tempo ao espectador de conhecer o programa. De manhã enquanto preparo os miúdos prá escola, entre as 7h30 e as  11h, ligo a TV , já conheci 3 ou 4 programas diferentes...mudar só por mudar não traz audiência...
Resumindo, o canal 1 arrasta os mesmos programas meses e anos a fio, muitas vezes programas interessantes que se tornam maçadores.
A SIC, ao contrário e, talvez devido à fraca audiência, varia demasiado a programação, o espectador nunca sabe por quanto tempo o programa se vai manter no ar ou se apenas mudou de horário...
A TVI neste momento só tem novelas...
Ficamos com o canal 2, que para além da informação, tem alguns programas interessantes, boas séries e o "5 pra meia noite" LOL
E aqui está um país com quatro canais que bem espremidos davam só um...   

3 comentários:

Claúdio Fernandes disse...

Bem de facto tocas-te num assunto pertinente, que é a falta de qualidade no conteúdo programático existente nas nossas televisões.
Não me vou alongar muito mas o que me parece, é que esses programas ( Novelas e talk show´s) são os que mais audiência tem, ou seja não vale de facto darem programas, entrevistas ou qq outro conteúdo que seja intelectualmente interessantes, uma vez que a taxa de desintelectalização e demasiado elevado no nosso país para de facto apostarem nesses programas.
Temos de ter paciência e filtar o joio do trigo e em em vez de ver novelas a fio, ler um bom livro, ver o canal 2 que é o melhor dos 4 ou fazer outra coisa tipo namorar, ir ao cinema, qq coisa interessante!!!

Beijocas

Miguel Gonçalves disse...

Olá Ana.
Bom tema, concordo contigo, o canal 2 é o melhor de todos e consequentemente o que menor audiência tem, enfim dá que pensar...

Acho que os canais passam o que o público quer ver, e a maioria quer ver telenovelas (infelizmente para mim).

Eu por mim via futebol a toda a hora, mas não tenho nenhum canal que me dê isso sem pagar:)A toda hora quer dizer, nas horas em que a TVI dá as novelas podia dar futebol, o resto podia continuar, como só vejo televisão à noite...:)!!! Agora a sério, podiam dar os filmes mais cedo, mesmo sendo repetidos há sempre algum que apetece ver de novo, ou séries tipo Lost, Prision Break ou as que a RTP2 passa...

Ana Luisa disse...

É verdade Miguel, para além de a programação em geral não ser grande coisa ainda temos que gramar com horários completamente incompatíveis com quem trabalha.Conseguir ver filmes que só começam à meia noite ou muitas vezes mais tarde...
Mas em Portugal os horários tardios já são usuais, devemos ser dos únicos sítios do mundo onde só se pode dançar por volta das 2h da manhã... Enfim... como já disse é o país que temos...